Papel de Contadora de Histórias - Como Tudo Começou

oi, gente! vou fazer um post diferente hoje e contar para vocês um pouquinho da minha história e como começou a minha paixão pela encadernação.

pra quem não sabe, eu me formei em arquitetura e urbanismo na uel, em londrina, interior do paraná e logo depois, me mudei para curitiba. escolhi esta cidade porque, na época, tinha o sonho de trabalhar com urbanismo (e curitiba é uma cidade mais que difundida em relação a isso) e também porque já estava namorando o daniel que já morava aqui e adora esta cidade.

quando cheguei, me propus a estudar na belas artes, buscando expandir o meu currículo através de uma formação mais artística que não tive no curso de arquitetura, tanto que, a minha intenção, era de fazer os dois primeiros anos do curso de licenciatura em desenho e depois largar a faculdade já que as matérias ligadas à licenciatura propriamente dita começariam a partir do terceiro ano e até então, eu nem sonhava em ser professora (como o mundo dá voltas, né?). achava que ter aulas de didática, de teoria da educação, entre outras coisas parecidas, seria chato demais...

mas aconteceu que a minha turma da faculdade era muito boa, daquele tipo que incentiva você a prosseguir, ainda mais se for em grupo, então, quando cheguei no terceiro ano, eu continuei.

e no terceiro bimestre, na disciplina de técnicas industriais I (acho), tive a primeira aula de encadernação da minha vida! que coisa fantástica! lembro da sensação quando eu realmente percebi que: "- nossa! é assim que se faz?". e me empolguei ainda mais quando a professora disse que a gente podia trabalhar com isso!

na época, eu trabalhava com arquitetura de maneira autônoma, fazendo projetos de casas e de interiores para alguns conhecidos, mas não estava tão empolgada assim. como disse uma amiga minha, peguei logo de cara um monte de problemas e clientes complicados que me fizeram desanimar na profissão. não é que eu não goste da arquitetura, muito pelo contrário. adoro fazer projetos, adoro estar em obras, mas já estava pensando na possibilidade de escolher um outro caminho e eis que uma luzinha se acendeu no final do túnel.

no final do ano, nesta matéria, a idéia era fazer um caderno de capa dura, costurado, com revestimento em vulcapel. esse aí embaixo foi o que eu apresentei. pra ele ficar assim, eu o refiz QUATRO vezes, completamente. desmanchando a costura algumas vezes, fiz a capa duas vezes, mas ainda assim, não ficou do jeito que eu queria (é... já me falaram que eu devo ter alguma lua ou coisa parecida em virgem - sou super detalhista quando se trata de trabalho - hehehe!).


conseguem ver que tem um pequeno declive no caderno? existe um triângulo que se forma em relação à lombada e às capas de cima e de baixo... pra um caderno ser perfeito, este desnível não pode existir. por conta disso, não tirei 10 na matéria.

mas me empolguei mesmo assim. a partir daí, comecei a comprar papel e transformar tudo em caderno. aos pouquinho fui descobrindo um curso aqui, outro ali, comprando um livro sobre o assunto e me aprofundando um pouquinho mais a cada dia. hoje em dia trabalho exclusivamente com isso, e o melhor, feliz da vida! ah, e virei professora também! de encadernação artística!

ah, e a culpada de tudo isso foi a vivian letícia busnardo marques, professora da belas artes, da tal disciplina que eu falei aí em cima. eu sei que ela fala por aí com todo o orgulho e com toda razão que quem diria que numa aula dela alguém fosse se sentir tão tocado pelo assunto e decidir transformar a encadernação em profissão?

na nossa formatura, que foi no final do ano passado (sim, eu concluí o curso de licenciatura em desenho na belas artes! e a pós em história da arte na belas também!) fiz questão de tirar uma fotinha com ela! olhem aí:


a vivian é uma pessoa super querida e além de professora na belas, é restauradora de papéis em seu próprio atelier chamado arqueologia do papel.

por hoje é só pessoal! : )

ah, no próximo post de domingo, não percam, o primeiro sorteio aqui do blog!

beijocas,

mi

Comentários

  1. Ainda bem que mudou de profissão... rsrsrs... adorei fazer a sua aula... legal saber um pouquinho sobre como começou nessa arte da encadernação... realmente é uma delicia, eu tbém me apaixonei na primeira costura que fiz... Parabéns e mto sucesso...

    Bjus Ale

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oi, ale! obrigada pelo carinho e pela indicação do meu blog no seu blog!
    bjocas,
    mi

    ResponderExcluir
  4. Que história legal! Muito sucesso pra vc!
    bjos
    Andreia
    http://artedacaixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Sou fã demais do seu trabalho!
    Você está lá na KAIXA, viu?
    :)
    Um beijo grande,

    Karima

    ResponderExcluir
  6. oi Mi, que legal sua história! Me identifiquei com seu comentário no 5º parágrafo sobre a surpresa de descobrir como se faz um caderno. Realmente é um vício agora e sei bem como vc se sente. A diferença é que não tenho lua em virgem, ahhahahha!
    Hey! como foi o escambo e bazar?
    beijinhos e ótimo finds!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi...

    me empolguei com essa matéria da Belas... aqui no curso de Artes Visuais da UFPR não tem nada parecido com isso e advinha se eu não vou cursar lá na Belas como matéria formativa, ehheheheheheh
    bjks da Ede

    ResponderExcluir
  8. Oi, Miriam!!

    Adorei te conhecer!! Você é muito querida e me ajudou muito nos projetos! Obrigada!
    Que bacana a sua história de como entrou no mundo da encadernação! Deve ser viciante, mesmo!
    Miriam, veja as fotos do crop no meu blog:
    http://recadoestadado.blogspot.com/

    Já estou te seguindo!

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Muito legal saber da sua história Mi!
    A vida dá muitas voltas mesmo... Ainda bem! hehehe
    beijos, Thaís Mahara.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida!
    Passei para um abraço.
    Bjo enorme

    ResponderExcluir
  11. oi, meninas! fico feliz te ter tocado vocês de alguma maneira com a minha história.
    engraçado como as coisas acontecem, né?
    obrigada pela visita de todas! : )
    bjocas e vamos que vamos!
    mi

    ResponderExcluir
  12. Thanks in support of sharing such a pleasant idea, article is nice, thats why i have read it entirely

    Also visit my homepage; vilnius educology university

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio de Agendas

Scrapday com Solange Marques

Resultado do Sorteio!