Passo-a-passo de Encadernação

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

No momento, estou viajando. Fui visitar a família que mora no interior, mas, nem por isso, vou abandonar vocês. Meu pai acaba de chegar do Japão (ele estava trabalhando lá) e não poderia deixar de estar com eles neste momento, né?

As pessoas vivem me pedindo para montar PAP´s (passo-a-passo) de encadernações, e, enquanto não faço isso, fiz uma coletânea para vocês de alguns que achei pela internet. A maioria explica bem certinho o que deve ser feito!

Lembrando que, sempre que vemos um passo-a-passo ou aprendemos uma coisa nova, não precisamos fazer exatamente como nos foi mostrado, usando os mesmos materiais ou a mesma composição, por exemplo. Tudo é passível de experimentação e vale sempre a pena dar o seu toque pessoal no trabalho, ainda mais se ele é artesanal. (Fica a dica!)

Ainda dá tempo de fazer os caderninhos seguindo as dicas abaixo pra dar de presente pro dia das crianças (por quê não?) ou como lembrancinha para o dia dos professores. Aliás, adoro ganhar caderninhos, viu? Faço coleção deles e ia amar receber um presentinho desses! : )

Porta-post it, da Dri Santos. Clique aqui.


Porta Bloco de Anotação, de Hélvio Mendonça, do programa "Arte Brasil" - Parte 1. Clique aqui.

Porta Bloco de Anotação, de Hélvio Mendonça, do programa "Arte Brasil" - Parte 2. Clique aqui.

Encadernação com Fitas, da Garota Papel. Clique aqui.

Caderno de Anotações com Costura, também da Garota Papel (essa menina é muito empenhada!). 
Clique aqui.

Bloquinho de Bolsa Forrado com Tecido, de Áurea Almeida, para o programa "Artesanato sem Stress". Clique aqui.

Caderno de Assinaturas, de Paula Scrap & Art. Clique aqui.
Este último aliás, é uma encadernação super fofa que me motivou a montar este post!

Agora, mãos à obra e divirtam-se! : )

Beijos,

Mi

Comentários

  1. Ola Miriam,como vai vc??
    eu gostaria de saber se vc conhece algum lugar que dê cursos de restauração de livros e papéis...
    estou desesperada querendo fazer esse curso e trabalhar nessa área e não encontro nada a respeito desses cursos aqui em Curitiba...rs
    bjossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Gigi! tudo bem com vc?
      mil desculpas, mas, ando numa correria e por conta disso, não tenho tido tempo para postar aqui no blog e nem passar aqui pra responder aos recadinhos.
      bom, eu dou aulas do assunto, mas, este ano, não tenho como encaixar estas aulas no meu calendário, já que tenho muitas encomendas pra fazer.
      mas, a partir de janeiro, vou elaborar um calendário bem bacana, e te aviso das datas, ok?
      beijos,
      mi

      Excluir
  2. Quero post novo amiga rsrsrs (abusada eu ne?) Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pedido mais que justo, amiga!
      pode deixar que estou me preparando e este ano vai ter mais, muito mais, ok?

      obrigada pelo apoio e força de sempre! pode cobrar sempre, viu?

      beijos,

      mi

      Excluir
  3. Feliz Natal Miriam!!! Um 2013 de muito sucesso!!! Estamos sempre dando um espiadinha no seu lindo trabalho!!! Beijos Meg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, meggie querida!
      obrigada pelo carinho! a vocês também, um ótimo 2013!
      beijos,
      mi

      Excluir
  4. Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.
    Tenho um blog que gostava que o conhecesse e se desejar faça uma visita ao peregrino E Servo
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  5. Que bom saber disso Mi!
    Eu nunca li Voltaire, mas quando dei uma passeada pelo livro, me encantei. Agora tive que deixar na fila por conta do que estou lendo, mas quero ler em breve !
    Obrigada pela visita!! Você viu que tem um sorteio rolando lá no blog? Tá nesse post aqui, caso queira participar.
    http://aledossenaescritora.blogspot.com.br/2013/01/ler-escrever-viver.html
    Bjs !!

    ResponderExcluir
  6. Miriam, bom dia (tou no trabalho, de madrugada... kkkkk). Estou extremamente interessada nas técnicas de encadernação artesanal, tanto papel qto tecido, como tb nas de cartonagem. Vc pode, por favor, indicar um site onde possa comprar a maior parte dos materiais, alem dos papeis e papeloes p encadernação? Por favor, me ajuda!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, idéias e opiniões!
      desculpa por não ter respondido antes, mas, a correria por aqui anda grande e faz tempo não passava pelo blog.
      não sei onde você mora, mas, pela internet você pode encontrar muita coisa, dependo de você pesquisar e de quanto está disposta a gastar.
      um site onde você pode encontrar tudo é o da gana presentes, por exemplo. http://www.ganapresentes.com.br/
      beijos e boa sorte,
      mi

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sorteio de Agendas

Scrapday com Solange Marques

Resultado do Sorteio!